> TABOCAS NOTICIAS : Dia Mundial da Saúde reforça a conexão entre bem-estar e saúde bucal

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Dia Mundial da Saúde reforça a conexão entre bem-estar e saúde bucal

Especialista explica a conexão entre saúde bucal e qualidade de vida no ‘Dia Mundial da Saúde’
São Paulo – No dia 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a conscientização sobre questões de saúde e incentivar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.

A saúde engloba o bem-estar físico, mental e social. Nesse contexto, a saúde bucal desempenha um papel fundamental, problemas odontológicos não tratados, como cáries, gengivite e periodontite, podem desencadear complicações sistêmicas, afetando o coração, os pulmões e até mesmo a saúde mental dos indivíduos. De acordo com a OMS, doenças bucais atingem cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo, impactando diretamente a qualidade de vida. Além disso, infecções na boca podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabete e problemas respiratórios.

Segundo a Dr. Iara Hamaoka, que também é gerente de implantação e relacionamento da Prevident, com mais de 20 anos de experiência no setor odontológico, o cuidado com a saúde precisa ser de forma geral. “Quando temos um problema de saúde bucal, como um problema em um dente ou, às vezes, uma cárie que foi avançando e resultou em um problema de canal, a pessoa pode não sentir mais dor e acabar deixando de lado o tratamento. Mas, é importante lembrar que o dente tem duas partes: a que enxergamos e a raiz”, disse.

“A raiz fica dentro do osso e, pela sua ponta, passam nervos e vasos sanguíneos. Esses vasos entram em cada dente, conectando-se à circulação sanguínea. Como a circulação do ser humano é fechada e única, uma infecção no dente – mesmo que tenha parado de doer – pode entrar em contato com a saliva e acumular bactérias. Essas bactérias, por sua vez, podem acessar a corrente sanguínea, se espalhar pelo corpo e atingir diversas partes, causando diferentes doenças, incluindo a endocardite bacteriana, que afeta o coração”, explicou Iara.

Para a Dr., precisamos identificar e estar em alerta com os sinais que o corpo apresenta. “Além disso, problemas gengivais, como sangramento, indicam que algo não está bem. O sangramento é um aviso de que há um problema. Dependendo da pessoa, esse quadro pode evoluir para a perda óssea ao redor do dente, tornando-o mole – o que chamamos de periodontite. Nesse caso, a gengiva e o dente criam um espaço onde as bactérias se acumulam. Como essa região está próxima à circulação sanguínea, essas

bactérias podem entrar na corrente sanguínea e causar problemas de saúde geral, desde complicações cardíacas até reumatismo e outras doenças mais graves do que imaginamos”, pontuou.

Neste Dia Mundial da Saúde, o alerta é claro: cuidar do sorriso é cuidar do corpo e da mente. A prevenção e o acesso a tratamentos odontológicos adequados são fundamentais para garantir mais qualidade de vida e bem-estar para toda a população. A Prevident reafirma seu compromisso com a saúde integral, promovendo o acesso a cuidados odontológicos de qualidade e incentivando a prevenção como o melhor caminho para o bem-estar. Cuidar da saúde bucal é investir na saúde do corpo como um todo.

Sobre a Prevident
A Prevident Assistência Odontológica é a maior operadora exclusivamente odontológica do Brasil, especializada no atendimento ao servidor público. Com uma ampla rede de profissionais qualificados e planos acessíveis, a empresa se destaca pela excelência no cuidado com a saúde bucal e pelo compromisso em oferecer soluções odontológicas completas e descomplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário