Ex-presidente criticou resposta do governo Lula e disse que melhor caminho é o diálogo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Uma eventual guerra comercial com os EUA não é uma estratégia inteligente e que preserva os interesses do povo brasileiro. A única resposta razoável à tarifação recíproca dos EUA é o governo Lula extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos americanos, inviabilizando o povo brasileiro de ter acesso a produtos de qualidade mais baratos. Presidente Donald J. Trump está apenas protegendo o seu país deste vírus socialista, dobrar a aposta e escalar a crise com o nosso 2º maior parceiro comercial não é uma resposta sábia”, escreveu Bolsonaro.
Ele também citou sua experiência durante o mandato, quando Trump ainda comandava os EUA, como exemplo de como a diplomacia pode ser mais eficiente do que o confronto.
“Em meu governo, tive sucesso na negociação das tarifas sobre o aço que àquela época eram impostas ao mundo inteiro, mas não o foram ao aço brasileiro graças ao diálogo com o Presidente Donald Trump. Eu apostei na diplomacia, não no conflito. Paralelamente a tudo isso, ainda reduzi tributos de mais de 4.000 itens, resultando em arrecadação recorde aos cofres públicos (curva de Laffer)”, concluiu.
Veja a declaração:
– Uma eventual guerra comercial com os EUA não é uma estratégia inteligente e que preserva os interesses do povo brasileiro. A única resposta razoável à tarifação recíproca dos EUA é o governo Lula extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 2, 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário