> TABOCAS NOTICIAS : AGU pede ao STF retomada de julgamento sobre responsabilidade das redes sociais

.

.

sábado, 8 de fevereiro de 2025

AGU pede ao STF retomada de julgamento sobre responsabilidade das redes sociais

Órgão alerta para riscos de mudanças nas diretrizes da Meta em relação ao discurso de ódio
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou nesta sexta-feira (7) que o Supremo Tribunal Federal (STF) acelere a retomada do julgamento sobre a responsabilidade das redes sociais no combate a conteúdos ilegais publicados por usuários. A análise foi interrompida em dezembro de 2024, após um pedido de vista do ministro André Mendonça, e ainda não há data definida para sua continuidade.

No documento enviado ao STF, a AGU destacou a urgência do tema, especialmente após o anúncio da Meta — controladora do Instagram, Facebook e WhatsApp — sobre mudanças nos termos de uso que podem flexibilizar o combate a discursos de ódio. Segundo o órgão, essas alterações podem facilitar a disseminação de conteúdos racistas, xenofóbicos, misóginos e homofóbicos, afetando diretamente grupos vulneráveis.

A AGU também solicitou ao STF a anexação de um relatório com as contribuições recebidas durante a audiência pública realizada em janeiro deste ano, que discutiu a proteção dos direitos fundamentais nas plataformas digitais.

“Alterações promovidas pela recorrente em seus termos de uso, notadamente quanto à maior permissividade para o discurso de ódio contra grupos vulneráveis, violam os fundamentos constitucionais delineados por esta Suprema Corte para práticas criminosas”, argumentou a AGU.

O julgamento promete definir parâmetros para o controle de conteúdos nas redes sociais, equilibrando liberdade de expressão e combate a crimes virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário