Argentino usou máquina para silenciar caixinha
Crédito: Reprodução
O vídeo do turista argentino que usou um aparelho para silenciar uma caixa de som em uma praia brasileira viralizou nas redes sociais, e o equipmento virou alvo de desejo de muitos brasileiros. A ferramenta funciona como um “bloqueador de sinais” que causa interferência na radiofrequência desejada. Assim, não há conexão entre o sinal, como o Bluetooth, e o aparelho.
Ilegal no Brasil, é possível encontrar em outros países bloqueadores específicos para atingir apenas uma faixa de frequência específica, como Bluetooth ou GPS, e bloqueadores múltiplos que podem interferir em várias faixas de frequência ao mesmo tempo, incluindo sinais de Wi-Fi, redes móveis (3G, 4G, 5G) e rádio AM/FM.
O dispositivo só funciona com conexões de alta frequência. Caso o aparelho esteja conectado a um pen drive, por exemplo, o equipamento não terá efeito. Outros fatores também podem limitar seu funcionamento, como a proximidade do celular ou dispositivo controlador, que pode dificultar a interferência. O alcance do aparelho varia entre 3 a 10 metros.
“O argentino pode ter desligado outra caixa de som, o Wi-Fi de um quiosque na praia e até bloqueado o funcionamento de uma maquininha de cartão de algum ambulante que estava cobrando ali na praia”, explica o gerente de Soluções de Conectividade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Gustavo Correa, ao UOL.
A legislação brasileira permite o uso apenas em casos específicos, com autorização dos órgãos competentes, como a Anatel. De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações (Lei nº 9.472/1997), o uso não autorizado de bloqueadores é considerado atividade clandestina, com penalidades de 2 a 4 anos de detenção.
Para ser legal no país, o aparelho teria que ser analisado e aprovado pela Anatel, no entanto, segundo o especialista, a probabilidade disso acontecer é baixa, uma vez que pode afetar diversos serviços de radiofrequência, não só nas praias.
No vídeo, é possível ouvir uma música da cantora Ana Castela tocando em alto volume em uma caixa de som. Após o turista apertar um botão de um aparelho, o som para. O vídeo, de 12 segundos, foi postado por Roni Baldini, o criador do dispositivo, na plataforma X, antigo Twitter. Ele mencionou ter passado por Salvador e Fortaleza durante sua viagem, mas não disse onde gravou as imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário