Blumenau, SC – Na madrugada desta quinta-feira (24), um bebê de um mês morreu após engasgar enquanto mamava. Por npexpresso
A mãe, ao perceber que o filho estava inconsciente e com coloração roxa, levou-o ao quartel dos bombeiros.
Os socorristas tentaram manobras de desobstrução e ressuscitação cardiopulmonar, mas sem sucesso.
O bebê foi encaminhado ao hospital, onde a morte foi confirmado.
O que fazer em caso de engasgo?
Entre as medidas aplicadas em casos de engasgo está a chamada manobra de Heimlich. Há diferenças a depender do tamanho da pessoa.
Se é um bebê menor de um ano, recomenda-se virá-lo de bruços apoiado no antebraço do adulto, com a cabeça levemente para baixo e realizar 5 ‘tapas’ firmes entre os ombros. A outra mão do adulto deve estar abrindo a boca do bebê. Em caso de manter a obstrução, vira-se o bebê de barriga para cima, e com dois dedos pressiona o tórax entre os mamilos. Se houver tosse ou choro, é sinal de que houve a desobstrução.
Em caso de crianças maiores, o adulto deve posicionar-se atrás da criança (que estará de pé) e, de joelhos, abraçá-la. Com as mãos, será preciso pressionar na altura do início do estômago, forçando para dentro e para cima. É fundamental que um segundo adulto esteja preparado para acionar o serviço de emergência – Samu– nessas situações.
No caso de adultos, a manobra é parecida: por trás da pessoa, posicione os braços ao redor do abdome. Com uma mão sobre a outra e a debaixo fechada, com o dedão virado para a vítima, aperte na chamada “boca do estômago” ou região epigástrica.
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão (movimento de compressão para dentro e para cima, como se fosse a letra J).
Nenhum comentário:
Postar um comentário