Londres – O temor de que profissionais de jornalismo possam ser substituídos por avatares gerados por inteligência artificial (IA) se concretizou esta semana na Polônia. A OFF Radio Krakov lançou três apresentadores alimentados por IA após demitir mais de 10 membros da equipe.
O diretor da emissora, Marcin Pulit, explicou que o projeto é um “experimento sem precedentes” destinado a responder a uma pergunta que assombra a imprensa: a IA representa uma oportunidade ou uma ameaça ao futuro do jornalismo?
Para Mateusz Demski, jornalista e crítico de cinema que apresentava um programa na estação pública até agosto e está entre os demitidos, a resposta é clara. Ele protestou veementemente contra a novidade e criou uma petição que rapidamente ultrapassou 15 mil assinaturas, além de ter provocado uma reação do governo.
Krzysztof Gawkowski, ministro de assuntos digitais e vice-primeiro-ministro, escreveu no X (antigo Twitter) dizendo que havia lido o apelo de Demski e que é preciso regulamentar a IA.
“Embora eu seja um fã do desenvolvimento de IA, acredito que certos limites estão sendo ultrapassados cada vez mais.
O uso generalizado da IA deve ser feito para as pessoas, não contra elas!”
Não é a primeira vez que uma emissora de rádio ou TV usa apresentadores gerados por IA. Leia tudo no mediatalks
Nenhum comentário:
Postar um comentário