freepik
Em uma ordem judicial divulgada na sexta-feira (18/10), o juiz federal Mark Walker mandou o governo da Flórida parar de ameaçar as emissoras de televisão com ação criminal. Motivo da ameaça: obrigar as emissoras a não veicular anúncios a favor de uma emenda à Constituição da Flórida a favor do aborto, proposta na cédula de votação nas eleições gerais deste ano.
Em sua ordem, o juiz resumiu seu entendimento da questão de uma forma contundente: “Para simplificar as coisas para o Estado da Flórida, é a Primeira Emenda, estúpido” (“To keep it simple for the State of Florida: it’s the First Amendment, stupid”). Explicações:
A 1ª Emenda da Constituição dos EUA é a que garante aos cidadãos alguns direitos, tais como à liberdade de expressão e de imprensa – entre outros. Faz parte da “Declaração dos Direitos dos Estados Unidos”.
Na frase “it’s the First Amendment, stupid”, o adjetivo “estúpido” não é empregado de forma ofensiva ou com intenção de insultar alguém. Seu uso se tornou popular na campanha eleitoral de Bill Clinton, em 1992, quando o estrategista político James Carville cunhou a frase “It’s the economy, stupid”. A intenção era enfatizar, para a equipe da campanha, a mensagem do que era realmente importante para os eleitores. Leia mais na conjur
Nenhum comentário:
Postar um comentário