O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, se reuniu nesta sexta-feira, dia 18, com a equipe técnica da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal para fazer um alinhamento das ações preventivas e de combate às consequências das chuvas que podem atingir Itabuna em dezembro.
Segundo ele, serão mapeadas escolas que possam abrigar pessoas, formadas equipes preventivas, com a participação de pessoas das comunidades que ajudem no planejamento de um possível Gabinete de Crise. Além disso, haverá alinhamento com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar da Bahia, através do 4º GBM e do 15º BPM.
“Não há grandes preocupações com as chuvas que chegaram a Itabuna no início desta semana na primeira frente fria da Primavera e que não devem se prolongar. Mas, estamos nos preparando para o período chuvoso, entre os meses de novembro e dezembro, que são mais rigorosos no final do ano. Nossa preocupação é estar atentos e estruturados na Defesa Civil para quaisquer situações que necessitem intervenção”, afirmou o secretário.
O secretário de Segurança e Ordem Pública falou que novos equipamentos de segurança já foram solicitados ao prefeito Augusto Castro para situações de risco. “Já temos capas, botas, cordas, etc. Mas precisamos de botes, viaturas, sirenes e pluviômetros para, em casos de grandes inundações, alertar a população”, declarou.
“Hoje alinhamos as ações executadas em períodos de chuvas. Mas temos um planejamento estratégico das equipes de prevenção e sobreaviso da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, contatos, telefones, etc. para agir com segurança em apoio a população. Fazendo contatos com outros órgãos de segurança pública. É um planejamento para que nossas ações tenham êxito.”, afirmou.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Kaique Brito, ressaltou que Itabuna recebeu cerca de 40 milímetros de chuvas até essa sexta, mas o tempo se manterá firme nos próximos dias com baixos índices de chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário