A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), realizará uma ação educativa com orientação sobre prevenção e riscos de acidentes com escorpiões. Paralelo ao trabalho preventivo, também realizará um trabalho de combate ao animal na área dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, na zona oeste da cidade.
A ação será realizada a partir de quarta-feira, dia 30, e prosseguirá até sexta-feira, dia 1º de novembro, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, via Departamento de Vigilância em Saúde (Centro de Controle de Zoonoses e Divisão de Endemias), Biosanear e Departamento de Limpeza Pública, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, o objetivo desta ação é fazer uma limpeza geral na localidade em razão do registro de escorpiões. Também conversar e orientar os moradores sobre as formas de prevenir o aparecimento de escorpiões.
“É importante que as pessoas redobrem os cuidados fazendo periodicamente a limpeza de terrenos baldios, evitando o acúmulo de entulhos, vedando as soleiras das portas, além de sempre sacudir roupas e calçados antes de usá-los”, orientou Lucimar Ribeiro. “Quando ataca humanos, o veneno do escorpião pode ser letal”, acrescentou.
Por isso, o Departamento de Vigilância Epidemiológica reitera que toda pessoa adulta agredida por escorpiões deve ser encaminhada imediatamente ao Pronto-Socorro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Caso o paciente seja criança, o encaminhamento deve ser para o Hospital Manoel Novaes. Eventuais denúncias da presença de escorpiões devem ser comunicadas ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) por meio do número (73) 98152-0287.
Nenhum comentário:
Postar um comentário