Crédito: Adobe Stock
Um morador de Ipiaú foi vítima de um golpe envolvendo um QR Code falso da Embasa e procurou a reportagem do GIRO para alertar outros clientes da empresa sobre o risco desse tipo de fraude. O caso aconteceu há poucos dias, e a vítima, que preferiu não ter seu nome divulgado, só percebeu que havia caído no golpe após receber um aviso de corte de abastecimento por conta de atraso no pagamento.
Segundo o relato, o cliente utilizou uma segunda via da conta gerada por meio de um QR Code obtido na internet. No entanto, o pagamento foi direcionado a golpistas, e o valor não chegou à Embasa. O diretor da Embasa de Ipiaú, Uallace Oliveira, confirmou à nossa reportagem que teve conhecimento de um caso semelhante registrado este mês na cidade.
A Embasa alerta seus clientes sobre a necessidade de redobrar a atenção ao realizar pagamentos online, especialmente quando utilizam ferramentas de busca na internet. Os golpistas criam sites falsos que imitam os portais oficiais e fornecem segundas vias de contas com QR Codes ou códigos de barras alterados, direcionando os pagamentos para criminosos.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, a Embasa orienta que os usuários sempre verifiquem a grafia correta do endereço do site oficial (www.embasa.ba.gov.br), utilizem o Atendimento Virtual (https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) ou confirmem o número oficial de WhatsApp (71 99717-0999). Esses cuidados são essenciais para garantir a segurança no pagamento das contas e evitar fraudes. *Redação / Giro Ipiaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário