Especialista explica qual é a pergunta que nunca deve ser feita às crianças após as aulas, devido à aproximação e tempo de qualidade que pais e filhos devem criar.
Veja abaixo a pergunta que nunca deve ser feito às crianças na volta da aula
– Foto: Canva/Divulgação/ND
Quando as crianças voltam da escola, elas estão cansadas, por isso perguntas genéricas podem dificultar a sensação de compreensão no íntimo dos pequenos. Sendo assim, para os papais de plantão, saiba abaixo qual é a pergunta que nunca deve ser feita às crianças na volta da escola! Fonte: ndmais
Primeiramente, a psicóloga Pamela Li orienta que é mais eficaz fazer perguntas específicas, pois isso permite que os pequenos compartilhem experiências mais empolgantes.
Qual a pergunta que nunca deve ser feita às crianças na volta da escola?
Para cada pergunta existe uma resposta, certo? Para as crianças isso não é diferente, porém, conforme Pamela, quando elas dizem “não sei”, os pais devem ficar atentos.
A especialista aponta que tal resposta indica que a pergunta feita não foi bem recebida pelos filhos. Ela observa que existe uma pergunta comum que muitos pais fazem aos filhos ao voltarem da escola e que, na verdade, não deveria ser feita se eles desejam que as crianças se sintam compreendidas.
O ato de realizar uma pergunta que nunca deve ser feita às crianças podem gerar respostas curtas.
Mas qual a pergunta que nunca deve ser feita às crianças na volta da escola?
Pamela menciona que a pergunta que nunca deve ser feita às crianças é, por exemplo, “o que você aprendeu hoje?”, “como foi seu dia?” ou “o que vocês fizeram na escola?” por serem questionamentos genéricos, que podem soar como uma formalidade, fazendo com que os pequenos não se sintam ouvidos.
Esses questionamentos costumam receber respostas curtas, como “tudo bem”, “não me lembro” ou “não sei”. Isso revela que a criança precisa descansar mentalmente e que sente que não está sendo ouvida por seus responsáveis.
Portanto, é recomendável que os pais façam questão de conversar mais sobre o dia escolar dos filhos fazendo perguntas mais direcionadas.
Agora que você já sabe qual pergunta que nunca deve ser feita às crianças na volta da escola, veja abaixo quais são os questionamentos mais bem aceitos pelas crianças!
Perguntas para fazer após um dia de escola
Ao invés de perguntas genéricas, Pamela sugere que, durante o jantar, os pais devem se mostrar interessados nas experiências dos filhos, utilizando questões mais específicas, como:
Você levantou a mão na aula hoje?
Alguém se meteu em problemas com os professores?
O que te fez rir hoje na escola?
Ao lado de quem você se sentou no refeitório?
Como foi aquela prova que te deixava nervoso?
Com essas perguntas específicas, as crianças devem se sentir mais à vontade para se abrir. Contudo, se não conseguirem se expressar, não há motivo para preocupação.
Agora que você sabe qual pergunta que nunca deve ser feita às crianças, entenda que professores e pais devem caminhar unidos para conseguirem resolver questionamentos presentes na cabeça das crianças
É importante estar atento com as crianças
A psicóloga explica que nem sempre as crianças terão novidades emocionantes para compartilhar, elas podem optar por não falar ou parecer distantes.
Assim, é importante que os pais não se alarmem se, mesmo com perguntas específicas, os filhos demonstrarem desinteresse. A menos que esse comportamento se torne um padrão repentino e contínuo, os pais podem ficar tranquilos.
“Os professores também perceberão essas mudanças e podem alertá-los sobre o comportamento do seu filho”, finaliza a psicóloga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário