A partir desta sexta-feira, dia 18, e até o próximo dia 31, estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra APS, Aqui Tem SUS de Itabuna. A Mostra se inspira no modelo estadual “Mostra Bahia, Aqui Tem SUS” e no modelo nacional “Mostra Brasil, Aqui Tem SUS”. Podem se inscrever profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Em nível nacional, profissionais de saúde dos municípios de vários estados podem apresentar projetos de experiências exitosas no âmbito do SUS que, posteriormente, serão selecionados para apresentação e compartilhamento.
A Mostra de Itabuna é uma iniciativa do Departamento de Atenção Primária à Saúde (APS) e visa promover a inscrição de projetos dos profissionais das unidades básicas e de saúde da família. Os melhores projetos serão selecionados para uma exposição nos dias 21 e 22 de novembro, no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI).
Os objetivos propostos pela 1ª Mostra APS, Aqui Tem SUS Itabuna são: propiciar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas na Atenção Primária, estimulando, fortalecendo e divulgando ações que inovam práticas e soluções do processo de trabalho, visando ainda à garantia do direito à saúde no município norteado pelos princípios da equidade e integralidade do cuidado.
Além disso, a Mostra busca dar visibilidade às práticas de saúde na gestão municipal, especialmente no nível da APS, promovendo assim um espaço para a troca de experiências sobre a organização dos serviços e a gestão do cuidado, bem como fortalecer o SUS na rede municipal.
No dia 8 de novembro, serão divulgados os trabalhos selecionados, bem como o encaminhamento do template padrão de apresentação. O prazo final para os autores enviarem seus trabalhos nos padrões de apresentação será no dia 13 de novembro.
A diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, reiterou a importância do evento e destacou quais os critérios de avaliação. “Enquanto critérios de avaliação elencamos: relevância, caráter inovador; aplicabilidade; resultados alcançados; e apresentação oral”, realçou.
“No dia a dia trabalhamos por uma APS forte, resolutiva e humanizada. Por isso, a Mostra vem reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais, estudantes, parceiros e professores que, incansavelmente, vêm ajudando a consolidar a APS, enquanto ordenadora da rede e coordenadora do cuidado no município de Itabuna”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário