Por Renata Dias
Victor Miguel, de 17 anos, foi o primeiro paciente a ter um tornozelo em cirurgia de transplante em Belo Horizonte, o primeiro do Brasil.
Foto: @drzambelli/O Tempo
Um jovem, de 17 anos, foi submetido ao primeiro transplante de tornozelo do Brasil. Ele sofria com dores nas articulações e falta de movimento, efeitos da leucemia linfoblástica aguda, um tipo de câncer que faz as células da medula óssea se reproduzirem com erros no DNA.
A alternativa era o transplante e Victor Miguel Pereira Valentim foi operado, no mês passado no Hospital Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte. Mas só agora as informações foram divulgadas, porque os médicos aguardavam a primeira etapa da recuperação do jovem.
E ele está tão bem que já faz planos para voltar a jogar futsal, paixão da vida do Victor.
Precisão cirúrgica
O transplante de tornozelo foi realizado com ajuda de tecnologias avançadas e estudos tomográficos pré-operatórios.
A cirurgia é o primeiro transplante homólogo de tornozelo com guia de corte customizados 3D do Brasil, para restaurar a mobilidade comprometida.
No procedimento, foi transplantada uma articulação completa, a articulação tibiotársica (tornozelo) que consiste em dois blocos osteocondrais (osso e cartilagem), um da tíbia distal e outro da cúpula do tálus.
A cirurgia exigiu precisão extrema, para evitar risco de perda de movimentos no local.
“Os riscos específicos desse tipo de transplante são principalmente a não integração do tecido transplantado, ou seja, o organismo não conseguir ‘integrar’ o osso do doador e esse tecido não sobreviver”, disse o médico ortopedista do hospital Mater Dei Rodrigo Simões Castilho, especialista em cirurgia do pé e tornozelo, responsável por operar Victor. Leia mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário