> TABOCAS NOTICIAS : Risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre foi detectado em 2023

domingo, 12 de maio de 2024

Risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre foi detectado em 2023

Por João Gabriel | Folhapress
Foto: Reprodução / Getty
Uma semana antes das primeiras mortes no contexto das chuvas no Rio Grande do Sul, o Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) alertou que o estado poderia sofrer com alagamentos e inundações em regiões urbanas.

O órgão é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No dia em que o estado de calamidade nos municípios gaúchos foi reconhecido pelo governo federal, na segunda-feira (6), uma nota técnica do Cemadem apontava que a falta de estrutura de Porto Alegre para enfrentar as consequências das mudanças climáticas é conhecida desde há pelo menos um ano.

"A falta de resiliência de Porto Alegre frente aos extremos de clima e mudança climáticas foi detectada em 2023, e este é o caso de outras grandes cidades que podem não estar preparadas para extremos climáticos como os ocorridos em 2023 ou nas próximas décadas", diz o documento, obtido pela Folha.

Procurado, o Governo do Rio Grande do Sul elencou uma série de ações realizadas desde o último ano, incluindo o empenho de R$ 579 milhões para enfrentamento de desastres naturais e o incremento do orçamento da Defesa Civil. Leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário