"O dinheiro público já está gasto antes de ser arrecadado e nós precisamos sair disso”, alega o economista Eduardo Giannetti em entrevista
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O economista Eduardo Giannetti avalia que o quadro econômico no Brasil apresentou piora de 2023 para 2024. De acordo com filósofo, o cenário encontrado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de dificuldades diante da mudança das metas fiscais pela equipe econômica, tornando-se cada vez mais preocupante.
“No Brasil, nós inventamos uma nova lei. É a Lei de Say das finanças públicas. A arrecadação cria a sua própria despesa. O dinheiro público já está gasto antes de ser arrecadado e nós precisamos sair disso”, diz Eduardo Giannetti em entrevista à Folha de São Paulo.
“O problema é que nós estamos com um orçamento completamente enrijecido e imune às decisões e às prioridades. A ideia do Ministério da Fazenda de cumprir o arcabouço fiscal pelo lado da arrecadação não resolve o problema. Nós vamos ter de repensar as vinculações constitucionais e mecanismos automáticos de correção de Previdência e benefícios sociais”, acrescenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário