Foto: Matheus Faria/Unsplash
Londres – Mais da metade da população mundial vive em países onde a liberdade de expressão está em crise, de acordo com novo relatório da organização Article 19, mas o Brasil é destacado como um dos cinco onde a situação melhorou.
No estudo anual da entidade, divulgado nesta terça-feira (21), o país passou da faixa “Restricted” (restrita) para Open (aberta), e foi o que registrou o maior avanço, ganhando 26 pontos em relação a 2023.
Melhorias na segurança dos jornalistas colaboraram para o resultado, que reflete o primeiro do governo Lula e o fim da era Bolsonaro, marcada por ataques diretos do presidente, familiares e apoiadores à imprensa.
De acordo com a Article 19, a taxa de pessoas que vivem em países em crise subiu para 53% em 2023, representando mais de 4 bilhões de cidadãos em 39 nações. O aumento deve-se à piora das condições na Índia. Em 2023, a taxa global era de 34%.
Na primeira semana de maio, a organização Repórteres Sem Fronteiras divulgou o Global Press Freedom Index 2024, que também registrou melhora significativa na posição do Brasil, mas afirma que mais da metade do mundo vive em condições “muito graves” em liberdade de imprensa.
O país ganhou 10 pontos em relação ao relatório de 2023, relativo ao último ano da gestão de Jair Bolsonaro, e está agora em 82º no mundo. Leia mais no mediatalks
Nenhum comentário:
Postar um comentário