> TABOCAS NOTICIAS : Reposição hormonal pode aumentar risco de câncer?

quarta-feira, 27 de março de 2024

Reposição hormonal pode aumentar risco de câncer?

Reposição hormonal é indicada para mulheres com diminuição na produção de estrógeno, diz cofundador do Instituto Vencer o Câncer
Foto: Agência Brasil
Uma questão frequente em consultas médicas é se a reposição hormonal aumenta o risco de câncer, especialmente dos tumores de mama. A resposta é afirmativa; porém requer uma explicação mais detalhada: esse aumento corresponde a uma elevação de 10% a 20% sobre o risco já existente. Em outras palavras, se uma mulher possui uma probabilidade de 10% de desenvolver um tumor na mama ao longo da vida, esse risco aumenta um ou dois pontos percentuais.

Logo, trata-se de um risco relativamente baixo para aquelas mulheres que teriam menores chances de desenvolver a doença, de acordo com Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo ao portal Forbes Brasil.

“Além disso, a reposição hormonal traz uma série de benefícios, como a melhora da saúde vaginal, da pele, do perfil do colesterol, da saúde cardíaca e dos ossos” pontuou.

Maluf ressaltou que é fundamental realizar a reposição hormonal sob orientação médica, levando em consideração o histórico familiar e individual de cada paciente, a partir de uma avaliação criteriosa do quadro da paciente e das queixas.

“Acredito que esta seja a orientação mais importante, para que a paciente entenda os diferentes tipos de reposição que existem e qual deles poderá entregar mais benefícios” disse Maluf.

O médico ainda destacou que a reposição hormonal é indicada para mulheres com diminuição na produção de estrógeno, e não para aquelas com produção normal, pois nesses casos a suplementação pode elevar os níveis hormonais a patamares extremamente altos, aumentando significativamente o risco de câncer de mama, de útero e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário