Fotos: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados e GovSP / Divulgação
Um Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (19), mostrou que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), está tecnicamente empatado com o deputado federal Guilherme Boulos, na simulação de primeiro turno da eleição da Prefeitura de São Paulo.
Segundo o levantamento, Nunes aparece na frente com 32% das intenções de voto, seguido de Boulos com 30,1%. Neste primeiro cenário, os dois estão tecnicamente empatados e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, porém sem posição invertida em relação à pesquisa feita em fevereiro.
Mais atrás, estão Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo) e Kim Kataguiri (União Brasil), respectivamente com 9,6%, 5,9% e 5,7%. Foi também estimado um cenário sem o candidato Kim Kataguiri, que pode ter sua candidatura tirada pelo União Brasil. Neste caso, Nunes oscila para 34,3%, enquanto Boulos marca 30,6%.
Em um possível segundo turno entre Nunes e Boulos, o prefeito aparece com 46% das intenções de voto, contra 39,1% de Boulos. É a primeira vez que o prefeito aparece à frente do parlamentar do PSol fora da margem de erro nessa simulação. No levantamento efetuado no mês passado, o emedebista tinha 43,3%, contra 39,6% do psolista.
A pesquisa apresentou também os números relacionados a rejeição. Nesta situação, Boulos aparece sendo o pré-candidato à Prefeitura da capital com maior índice de rejeição entre os paulistanos. Cerca de 37% dos entrevistados disseram que não votariam no deputado do PSol de jeito nenhum, contra 29,7% de Nunes e 29,9% de Tabata.
Já entre aqueles que disseram que votariam com certeza, 21% escolheram Nunes, 18,4%, Boulos, e 4,9%, Tabata. A parlamentar do PSB é a que mostrou o maior índice de “poderia votar”, com 57,9%, seguida pelo atual prefeito (47%) e pelo psolista (42,5%). No geral, 16,1% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, que não iriam votar, não souberam dizer em quem votariam ou não responderam.
Ainda foi feita também uma análise com um cenário alternativo, sem Kim Kataguiri e Padre Kelmon. Nesta hipótese, Nunes apareceu na frente, com 34,7% das intenções, e Boulos em segundo, com 33,4%, sendo registrado um outro empate técnico. Nesta mesma análise, Tabata ficou com 10,5% e Marina Helena, 3,8%. Neste contexto, os votos em branco ou nulo e os eleitores que não souberam ou não responderam chegaram a 17,6%.
O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.350 eleitores paulistanos entre os dias 13 e 18 de março. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-05177/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário