Os casos de sarampo já causam internações e preocupação entre autoridades e moradores em cidades do interior de São Paulo. Em Campinas, a Secretaria de Saúde local confirmou, nesta segunda-feira, 22, quatro casos da doença em uma creche municipal. As vítimas têm entre 7 meses e 1 ano e 5 meses – uma delas teve de ser internada em hospital. A cidade não registrava casos de sarampo desde 1997.
Conforme a Secretaria, o surto de sarampo se restringe ao Centro Municipal de Educação Infantil Ministro Gustavo Capanema, no Setor VI. A criança que está internada é do sexo feminino e tem 9 meses. Como consequência do sarampo, ela contraiu uma infecção por bactéria. Há um quinto caso em investigação na mesma creche.
“Assim que a Secretaria de Saúde foi notificada sobre a suspeição de sarampo na unidade, em 11 de julho, foram tomadas todas as medidas necessárias. Foi realizado o bloqueio vacinal em todas as crianças da creche e pessoas com que elas tiveram contato”, informou, em nota.
Ainda segundo a pasta, em 2018, a imunização contra o sarampo alcançou 98,15% das crianças de 12 meses. A vacina deve ser tomada em duas doses, sendo a primeira aos 12 e a segunda aos 15 meses. Pessoas com até 29 anos devem tomar duas doses e, dos 30 aos 59, a recomendação é de uma dose. Conforme a Secretaria, a vacina está disponível em todos os centros de saúde do município. “A Secretaria ressalta a importância de se vacinar contra a doença que é extremamente contagiosa”, alertou. Leia tudo em https://istoe.com.br/casos-de-sarampo
Nenhum comentário:
Postar um comentário