Domenico De Masi lançou no Brasil o livro Uma simples revolução
O sociólogo italiano Domenico de Masi, concede entrevista à Agência Brasil - Fernando Frazão/Agência Brasil
Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil* Rio de Janeiro
Nenhum momento histórico nos oferece mais liberdade e mais possibilidades de realização do que o momento atual, mas ainda assim permanecemos leais a estilos de vida do passado.
Essa é a visão do sociólogo italiano Domenico De Masi, que há mais de duas décadas vem observando que a tecnologia oferece às sociedades humanas a oportunidade de promover uma redução na obsessão pelo trabalho e uma recuperação da capacidade de contemplação, ócio e divertimento.
Na última terça-feira (30), De Masi falou com exclusividade com a reportagem daAgência Brasil, pouco antes de lançar seu novo livro no Rio de Janeiro, durante um evento na Casa Firjan. Intitulada Uma simples revolução, a obra apresenta um panorama histórico da evolução do conceito de trabalho e propõe que nos reorientemos em direção a uma civilização menos ocupada em busca do dinheiro e do poder e mais ociosa, voltada à introspecção, à criatividade e à convivência. Trata-se de uma continuidade de suas reflexões sobre o "ócio criativo", conceito que ganhou centralidade em um best-seller que Domenico De Masi lançou em 2000.
O sociólogo classifica a atual sociedade como pós-industrial e faz a defesa da adoção do home office e da diluição das fronteiras entre o lazer e um trabalho mais prazeroso e produtivo, com maiores intervalos de descanso. Leia mais em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário