Especialista do ministério da Saúde dá detalhes sobre a doença
A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, popularmente conhecido como carapanã.
Aqui no Brasil, a maioria dos casos ocorre na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Mas existem casos em outras regiões do país. Por isso, não podemos descuidar. A malária é perigosa e pode matar. O coordenador-geral substituto do Programa de Controle da Malária do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica quais são os principais sintomas da doença.
“A princípio, a malária começa causando um mal-estar geral, dor de cabeça, febre, calafrios, tremores e muito suor isso faz com que a pessoa fique impossibilitada de trabalhar, ir para a escola, dando uma perda grande não só para a saúde da pessoa, mas de toda a família que também adoece de malária", explica Peterka.
Para se quebrar o ciclo de infecção, é fundamental que o paciente, assim que sentir os primeiros sintomas, busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima e inicie o tratamento. O tratamento não pode ser interrompido. Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce e o tratamento oferecido são fundamentais para a cura desta doença que pode matar. Para mais informações, acesse saude.gov.br/malaria. AGÊNCIA RÁDIO MAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário