Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Brasil confirmou 10.274 casos de sarampo entre desde o início de 2018 até 8 de janeiro de 2019. A doença possui surtos localizados em 2 estados: no Amazonas, que teve 9.778 casos, e em Roraima, onde foram contabilizadas 355 ocorrências.
Segundo a Agência Brasil, na Bahia foram anotados apenas 2 casos. Outros estados também tiveram casos isolados: São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (45), Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (61) e Sergipe (4).
O Distrito Federal registrou um caso. Em relação aos óbitos, foram registrados 12 no país: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará. O Ministério da Saúde afirma que os surtos estão relacionados à importação, pois o genótipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela, que sofre com surto da doença desde 2017.
Uma força tarefa realizada em Manaus no final de 2018 confirmou 7 mil casos que estavam em investigação, de acordo com o Ministério. Ainda assim, o número de casos no Amazonas e em Roraima é decrescente.
O Brasil tem até fevereiro deste ano para reverter os surtos de sarampo, sob pena de perder o certificado de eliminação da doença concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 2016. O alerta foi feito pela assessora regional de Imunizações da entidade, Lúcia Helena de Oliveira, durante a 20ª Jornada Nacional de Imunizações, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário