Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 14 partidos - dos 35 existentes - não teriam alcançado a cláusula de barreira no país. Legendas como PCdoB, Patriotas, PHS, PRP, PMN, PTC, Rede, PPL, DC, PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO correm o risco de desaparecer.
A cláusula de barreira é uma norma que impede ou restringe o funcionamento parlamentar ao partido que não alcançar determinado percentual de votos. Sem representação na Câmara Federal, essas legendas não irão receber recursos do fundo partidário e terão dificuldades para conseguirem se manter. No Piauí, os presidentes e membros destas legendas buscam alternativas.
O fundo partidário é uma reserva financeira usada para o custeio dos partidos políticos que soma neste ano R$ 888,7 milhões.
A cláusula de barreira obriga Para que os partidos alcancem 1,5% dos votos para a Câmara, distribuídos em 9 estados e com mínimo de 1% dos votos em cada um deles, ou, então, eleger ao menos 9 deputados em 9 estados. A projeção do TSE é que na próxima eleição o número de partidos afetados pela cláusula deva aumentar. Em 2020, a exigência deve ser de 2% dos votos e 11 deputados eleitos.
Os partidos também serão afetados pelo fim das coligações proporcionais. A partir do próximo pleito, os partidos deverão se organizar para evitar desaparecerem.
Quantidade de deputados federais eleitos por partido - 513 vagas
PT - 56 eleitos
PSL - 52 eleitos
PP - 37 eleitos
MDB - 34 eleitos
PSD - 34 eleitos
PSB - 32 eleitos
PRB - 30 eleitos
DEM - 29 eleitos
PSDB - 29 eleitos
PDT - 28 eleitos
SD - 13 eleitos
PODE - 11 eleitos
PSOL - 10 eleitos
PTB - 10 eleitos
PC do B - 9 eleitos
NOVO - 8 eleitos
PPS - 8 eleitos
PROS - 8 eleitos
PSC - 8 eleitos
AVA - 7 eleitos
PHS - 6 eleitos
PATR - I5 eleitos
PRP - 4 eleitos
PV - 4 eleitos
PMN - 3 eleitos
PTC - 2 eleitos
DC - 1 eleito
PPL - 1 eleito
REDE - 1 eleito
Fonte: TSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário