Foto: Venilton Küchler
Apesar de ainda não constarem no relatório do Ministério da Saúde, devido à data de confirmação, dois casos de sarampo foram registrados na Bahia. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os pacientes estão contaminados com o tipo selvagem da enfermidade. A suspeita é que os dois tenham contraído a doença em contato indireto com um amazonense, diagnosticado com o vírus em setembro passado (veja aqui).
O Brasil confirmou, até 21 de novembro, 9.898 casos de sarampo. De acordo com boletim divulgado na última sexta-feira (23) pelo Ministério da Saúde, já ocorreram 13 mortes devido à doença: quatro em Roraima, seis no Amazonas e três no Pará.
Há dois surtos de sarampo atualmente no país: no Amazonas, foram confirmados 9.477 casos; em Roraima, o número chega a 347. Alguns casos isolados, e relacionados à importação, segundo a pasta, foram identificados nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (45), Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (26), Distrito Federal (1) e Sergipe (4).
Em nota, o ministério informou que os casos confirmados no Amazonas são resultado de uma força-tarefa realizada na última semana em Manaus. Dos mais de 7 mil casos que estavam em investigação, apenas nove continuam sendo avaliados. Nas últimas semanas, a notificação de casos novos diminuiu consideravelmente nos dois estados. BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário