Philip Tierno, professor de microbiologia e patologia da Universidade de Nova York, afirma que peças devem ser lavadas antes de usadas
Por Forte na Noticia
Roupas novas podem conter bactérias fecais, diz especialista Getty Images
Quando compra uma roupa nova, você tem o costume de lavá-la antes de usar? Se sua resposta for “não”, é melhor ouvir o que um um especialista norte-americano tem a dizer sobre isso.
Philip Tierno, professor de microbiologia e patologia da Universidade de Nova York, afirmou, em entrevista ao site The Huffington Post, que roupas novas podem conter muitas bactérias. Segundo o especialista, isso se deve ao grande número de pessoas que provam a peça antes de você adquiri-la.
“Não são quatro, cinco ou seis pessoas [que experimentam a mesma roupa]. São dezenas e dezenas… se essa peça ficar lá por semanas ou um mês”, diz ele, ressaltando que isso depende de fatores como o tamanho da loja e a velocidade com que um item é vendido.
Tierno realizou estudos nos quais analisou roupas – desde blusas e calças até roupas íntimas -, de redes de lojas populares e de alta costura, e encontrou peças contendo norovirus e até coliformes fecais.
O especialista revela que há três maneiras de as pessoas espalharem essas bactérias: pela pele, vias respiratórias ou pelo ânus. A boa notícia, entretanto, é que, de acordo com ele, a chance de alguém acabar contraindo uma infecção significativa é muito pequena. Ainda assim, a possibilidade existe, especialmente se houver cortes ou machucados em suas mãos.
Por isso, sempre que provar roupas em lojas, previna-se lavando as mãos depois, principalmente se posteriormente for comer, beber ou tocar seu rosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário