A tarântula falcão é um tipo de vespa com uma picada extremamente dolorosa, que dura apenas três minutos.
A dor, avaliada em “quatro” (o mais alto) no Índice Schmidt de dores por picadas, é descrita como “ferozmente elétrica”. Especialistas em insetos e pessoas que foram picadas afirmam que a dor se assemelha à sensação de ser eletrocutado. E a melhor estratégia para lidar com ela é – imagine só – se deitar e começar a gritar! Redação Jornal Ciência
De acordo com um relatório publicado no Jornal da Sociedade de Entomologia do Kansas, tarântulas falcão produzem grandes quantidades de veneno, e suas picadas causam intensa dor imediata a curto prazo, excruciante, em humanos atingidos por elas. O relatório acrescenta que “a dor instantânea de uma tarântula falcão é a maior registrado em qualquer inseto pungente, mas o próprio veneno carece de toxicidade significativa para vertebrados”. Em outras palavras, a picada da vespa não é mortal, mas é tão dolorosa que a pessoa atingida prefere morrer.
“Há algumas descrições de pessoas que passaram por isso”, diz Ben Hutchins, biólogo no Texas Parks and Wildlife. “A recomendação era apenas deitar e começar a gritar porque poucas pessoas poderiam manter a coordenação verbal e física após a picada. É provável que você simplesmente tente fugir e acabe se machucando ainda mais. Então, basta deitar-se e começar a gritar”, relatou.
Um internauta que foi picado pelo inseto descreveu a dor como “cinco minutos no inferno“. Ele disse que apenas meio segundo após ser picado a dor começou, então caiu no chão e começou a gritar. “Foi torturante e abrangente. Eu perdi a capacidade de pensar em outra coisa, e a dor brutal me cegou e forçou todo meu corpo. Sinceramente, pensei que essa coisa tinha me matado. A dor durou cerca de cinco minutos (embora parecesse uma eternidade). Eu nunca senti qualquer coisa no mesmo nível, mas, se tivesse que descrever, diria que era como se todo o meu sangue se transformasse em ácido fluorídrico, enquanto meu corpo era eletrocutado”, descreveu.
Curiosamente, a tarântula falcão fêmea é um parasita que ataca outros animais e, normalmente, é realmente muito dócil aos seres humanos. Ela paralisa tarântulas, ao atacá-las, mesmo sendo várias vezes o seu tamanho, com uma única picada, e as arrasta até sua toca. Lá, ela coloca um ovo que eclode em uma larva e devora a aranha paralisada, ainda viva, por várias semanas.
“Os investigadores pensam que, como essas vespas têm muito poucos predadores naturais, possuem tal mecanismo de dissuasão eficaz, fazendo de sua picada muito dolorosa. Então, nenhuma criatura viva é realmente estúpida o suficiente para provocar ou atacá-la. O macho se alimenta de néctar, não é um carnívoro, e os falcões do sexo masculino não podem, sequer, picar”, explicou Hutchins. [ Oddity Central / Wired / Bio One ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário