Dentro das perspectivas de educação permanente em saúde, a prefeitura de Sapeaçu, através da secretaria municipal de Saúde em parceria com a Faculdade Maria Milza (FAMAM) realizou nos dias 16 e 17 de fevereiro mais uma iniciativa relacionado Educação Permanente, discutindo a temática com o tema “Empoderamento de Enfermagem na Atenção Básica”, para os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica do município, o curso aconteceu no auditório do posto Antônio Sampaio Brito.
Foram enfatizados os subtemas. Assistência de enfermagem na puericultura; saúde da mulher com ênfase no planejamento familiar; papel do enfermeiro frente ao pré-natal, teste rápido, importância do aconselhamento de enfermagem, além de dinâmicas, acolhimentos, momento cultural, bates papos, estudos de casos, rodas de discussões, planejamento, entre outros.
A Diretora de Promoção e Assistência à Saúde, Acilene Novaes, explicou que participação dos profissionais de enfermagem neste evento garante um momento de atualização para que atenção prestada à população tenha mais qualidade. "A Educação Permanente é crucial para que os profissionais possam se atualizar e adquirir novos conhecimentos para prestarem um serviço de qualidade e resolução, princípio estes preconizados pelo Ministério da Saúde, tornando-se meta da nova gestão municipal. Nosso objetivo é discutir teorias e protocolos, a fim de inserir no campo prático profissionais habilitados, oferecendo a população um atendimento humanizado e resolutivo" explicou.
“Pensar em realizar essa capacitação é mais uma forma de expressar o desejo por uma saúde digna para nossa população, além de torna-se claro a nossa preocupação por profissionais atualizados em toda Rede de Atenção a Saúde. E como se trata de um evento para profissionais da Atenção Básica que é considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde - SUS, aumenta ainda mais a responsabilidade da nossa gestão. Enfatizando que a atualização profissional torna-se imprescindível para que os pontos essenciais da assistência sejam lembrados e praticados no dia a dia da equipe de enfermagem”, falou a Secretária de Saúde, Cristiane Gois.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Maria Aparecida, esse tipo de ação é um benefício direto para a população. “Considero de suma importância promover a Educação Permanente como mecanismo de Empoderamento das ações pertinente a Atenção Básica. Ações como essa permite aos profissionais atuarem com mais segurança e são espaços que permite a elaboração de Políticas de Saúde com base nas reais necessidades da população”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário