Os corpos de 74 imigrantes foram encontrados em uma praia próxima de Zawiya, cidade do oeste da Líbia, informou um porta-voz do Crescente Vermelho nesta terça-feira. Mohamed al-Misrati disse que os corpos foram recuperados na segunda-feira e que as vítimas parecem ter morrido nos dois dias anteriores.
Todos eram adultos, a maioria de países da África subsaariana, e homens – havia três mulheres, disse. O Crescente Vermelho publicou fotos dos mortos dispostos em sacolas brancas e pretas ao longo da praia.
A Líbia é o principal ponto de partida de migrantes que tentam chegar à Europa por mar. Normalmente eles arriscam a travessia em botes infláveis frágeis e só levam combustível suficiente para alcançar embarcações de resgate presentes em águas internacionais.
A maioria zarpa do trecho do litoral líbio situado entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia. Corpos de afogados na tentativa de travessia são encontrados com frequência em praias líbias.
No ano passado, um recorde de 181.000 imigrantes cruzou entre a Líbia e a Itália, e se tem conhecimento da morte de 4.500 deles. Mas especialistas estimam que milhares mais devem ter morrido naufragados em barcos precários. (Com Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário