O WhatsApp é frequentemente considerado um serviço de mensagens seguro porque oferece criptografia de ponta a ponta. Isso significa que se qualquer mensagem for interceptada, não haveria maneira de lê-la.
Mas foi descoberta uma falha de segurança que permite que o Facebook e outros interceptem e leiam as mensagens trocadas pelo WhatsApp. Ela foi encontrada por um pesquisador da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. O Facebook, empresa que comprou o WhatsApp há dois anos, afirma que ninguém conseguiria ler as mensagens, nem mesmo a empresa ou seu pessoal.
Mas a forma como a criptografia é implementada significa que a empresa poderia, de fato, ler mensagens, segundo os relatórios. Os ativistas chamaram isso de “uma enorme ameaça à liberdade de expressão”. A falha de segurança foi descoberta por Tobias Boelter, um pesquisador de criptografia e segurança da Universidade da Califórnia em Berkeley.
“Se o WhatsApp for solicitado por uma agência governamental a divulgar seus registros de mensagens, ele pode efetivamente conceder acesso devido à mudança nas chaves”, disse ele ao jornal britânico The Guardian. Esse bloqueio é emparelhado com “cadeado”, a que apenas o remetente e destinatário têm acesso. Isso é projetado para bloquear a ação de criminosos, hackers, regimes ditatoriais e até funcionários da WhatsApp, mantendo seus confidenciais, segundo a empresa. LEIA TUDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário