A atração sexual é algo inexplicável, você simplesmente sente. Mas, segundo a ciência, a vontade de fazer sexo com alguém tem explicação sim e está relacionado com o antígeno leucocitário humano (na sigla em inglês HLA), ligado ao nosso sistema imunológico.
Estranho? Nem tanto. Segundo a BBC, pesquisadores da Universidade de Dresden, na Alemanha apontam em um estudo, publicado na revista Nature, que o corpo se sente atraído por outro corpo que tenham HLA muito diferente. Em outras palavras, inconscientemente o sistema imunológico escolhe um sistema imunológico compatível, por causa dos anticorpos. É tudo uma questão de evolução e de sobrevivência da espécie.
O HLA também é conhecido como Complexo Principal de Histocompatibilidade (em inglês MHC, permite ao corpo identificar células perigosas, vírus e bactérias. Ele é a base no qual nosso sistema de defesa se forma e “está relacionado à sexualidade e ao desejo de procriar”, apontam os estudiosos.
Ao analisarem o comportamento sexual de 254 casais, os cientistas concluíram que a satisfação sexual e o desejo é maior nos casais que possuem grandes diferenças entre seus antígenos leucocitários. Essa diferença proporciona aos filhos uma maior chance de serem resistentes a um maior número de doenças, uma vez que possuem em seus genes elementos do sistema imunológico de ambos.
E como o corpo faria esse “raio-x”? Através do cheiro. Os neurônios olfativos conseguem identificar o antígeno leucocitário humano (HLA) sem que a pessoa tenha consciência disso. É tudo uma questão de “sentir”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário