> TABOCAS NOTICIAS : PSDB X Simples

terça-feira, 7 de junho de 2016

PSDB X Simples

Parece que escapamos da roubalheira petista, mas vem aí a turma do PSDB que gosta de sugar o sangue das empresas. Com a desculpa de fundir vários impostos, criaram o Simples. 

Pode ser que ajude enquanto a empresa tem lucro. Mas, se o faturamento cair e não sobrar nada para seus donos, o governo leva sua parte mesmo que a empresa fature só para pagar os empregados. Sendo assim, muitos empresários não retiraram lucro em 2014 e 2015, mas recolheram bastante imposto. 

Ou seja, se a empresa não tiver lucro (tem acontecido muito) ou mesmo levar prejuízo, o governo leva sempre o dele. Tem sentido isso? Disseram que o ICMS estava incluso no Simples, porém, pouco tempo depois criaram a Substituição Tributária (ICMS) que usa as indústrias e os atacadistas, como postos de arrecadação do ICMS do comércio. 

Isso significa que, quando a mercadoria vai para outro estado, o ICMS já vai recolhido mesmo antes da mercadoria chegar ao lojista. E se o lojista não pagar? Ora, que se dane, a indústria já recolheu o imposto dele e o governo não perde nada. Sem falar que o lojista paga o ICMS na origem, mesmo antes de vender. E se ele demorar pra vender ou vender pela margem tabelada pela ST? Dane-se, o governo já pegou o dele. 

O primeiro estado a exigir recolhimento de GNRE antecipada do ICMS sobre mercadoria vinda de outro estado foi MG de Aécio. Quem implantou a Substituição Tributária em SP foi o José Serra, que hoje posa de salvador da pátria e isso se generalizou país afora, como acontece com qualquer arrecadação de impostos. por Eduardo Homem de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário