Rafael Fernandes - Em um esforço para facilitar o monitoramento do seu uso diário de água no chuveiro, uma empresa de design francesa inventou um novo tipo de chuveiro que pisca luzes de LED coloridas para que você saiba o quanto gasta.
Demonstrado na recente conferência CES, em Las Vegas, as luzes LED no novo chuveiro Hydrao Smart Shower mudam de cor, dependendo do volume de água utilizado. Ele vai brilhar em verde na marca de 10 litros, roxo até 50 litros e, acima de 50 litros, ele vai piscar em vermelho – o que pode ser chato o suficiente para lhe fazer terminar o banho.
Neste momento, o uso médio do americano está entre 75 a 80 litros (19 a 21 galões) de água a cada banho. Se adicionarmos 10 minutos para fazer a barba ou esperar o condicionador agir no cabelo, esse total vai para a estratosfera.
Além disso, tem o fato de que você também usa energia para aquecer a água, ou seja, seu banho diário é realmente caro. Mas o Hydrao parece ser uma forma muito boa para ajudá-lo a manter o controle sobre o que você está fazendo.
“O sistema funciona com um aplicativo, disponível para iOS e Android, que permite que os usuários controlem o uso da água ao longo do tempo, com opções para alterar os limites de consumo de água que fazem a luz brilhar no chuveiro”, relata James Temperton. Os desenvolvedores da Start & Bluedizem que as 1.000 pessoas que utilizaram a primeira geração do Hydrao constataram uma redução média no uso de água de 25%, o que é um número expressivo.
Outra grande vantagem desta tecnologia é que ela não exige nenhuma bateria ou eletricidade para manter as luzes de LED ligadas. Elas estão inteiramente suportadas por um sistema de turbinas alimentado pelo próprio fluxo de água do chuveiro. A tecnologia funciona com qualquer mangueira de chuveiro convencional, e a segunda geração estará à venda por cerca de US$ 99,00 em fevereiro ou março.
Em contrapartida, a marca concorrente ainda está em fase de testes. Mas, se bem-sucedida, oferecerá uma opção mais cara que promete usar até 70% a menos água por banho. O Nebia agora é testado por entusiastas na Apple, Google e na Universidade de Stanford, tendo atraído dinheiro para investimentos de alto porte e US$ 3 milhões no Kickstarter. [ Foto: Divulgação ]
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