> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:INAUGURADA A SEDE DO CMPCI

sábado, 26 de março de 2016

ITABUNA-BA:INAUGURADA A SEDE DO CMPCI

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) inaugurou na noite desta quinta-feira (10), a sede do Conselho Municipal de Politicas Culturais de Itabuna (CMPCI). O espaço foi utilizado de forma irregular até o fim do ano passado, quando foi retomado pela FICC por via judicial. Agora, o local, além de abrigar a sede do CMPCI, será também palco de apresentações e eventos culturais.

A noite foi de muita alegria tanto para os membros do conselho, como para a professora Rita Carvalho, que na mesma noite lançou o livro “Diálogos Grapiúnas: Reflexões Sobre a Diversidade”. A obra compõe-se de artigos e dissertações de mestrados dela e de mais 12 autores / pesquisadores (Rejane Cruz, Maria Rita Santos, Lívia Jéssica, Lilian Lima, Waldeck Luz, Egnaldo França, Tânia Dias, Tereza Viana, Cássia Barros, Ricardo Dantas, Lucineide Borges e Adriana Cháchá).

Sobre o lançamento do livro, Rita Carvalho, como organizadora do projeto, disse que ele surgiu de uma construção ideológica de um grupo de professores da rede municipal de ensino de Itabuna e que a partir de uma diretriz curricular para diversidade étnico-racial, surgiu a ideia da construção do projeto. “Dentro dessa modalidade, nasce a perspectiva dos artigos científicos, que retratam a história de alunos e professores da cidade de Itabuna”, relatou.

No ato solene de inauguração do anexo da FICC, o presidente da FICC, Roberto José, agradeceu a todos os presentes e disse que o Conselho de Cultura é uma conquista de todos os itabunenses. “Um espaço onde antes funcionava um bar, hoje se transforma num ambiente para apresentações de diversas manifestações culturais. Isso é de fato uma vitória”, ratificou Roberto.

Lula Dantas, presidente do CMPCI, explicou que, há mais de 10 anos, Itabuna vem lutando para implantação de um conselho no município. “A fundação foi sim responsável e coautora desse processo. A inauguração da sede contempla uma etapa de processo de construção da Política Pública do Município de Itabuna. Essa sede é um presente que o conselho está recebendo, um espaço inovador, somos o primeiro conselho a receber um local independente, anexo ao espaço do gestor, o que simboliza que não somos dois grupos antagônicos, pois o poder público deve sim dialogar constantemente para construção das politicas públicas de Itabuna”, acrescentou Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário