> TABOCAS NOTICIAS : Homens que gostam de comida apimentada têm mais testosterona

terça-feira, 1 de março de 2016

Homens que gostam de comida apimentada têm mais testosterona

Um novo estudo realizado por cientistas franceses sugere que homens com preferência por comidas apimentadas possuem maiores níveis de testosterona – hormônio ligado a ações mais “másculas”, como correr riscos, alta tensão sexual e propensão a atos agressivos.

Os pesquisadores da Universidade de Grenoble realizaram um experimento com 114 homens, de 18 a 44 anos.

A equipe pediu aos participantes que temperassem um prato de batatas com sal e pimenta; depois de comerem, os cientistas retiraram amostras de salivas de todos os homens.

Nos resultados, conseguiram notar que o grupo mais “temperado” possuía maior nível de testosterona em relação ao outro – que optou por menos sal e pimenta.

A preferência por sal, aliás, não está relacionada aos níveis do hormônio, garante o estudo publicado no Physiology and Behaviour.

“Uma grande gama de fatores genéticos, físicos, psicológicos e sociais pode influenciar o consumo de comida apimentada. Ainda é muito cedo para afirmar se isso não é uma coincidência”, diz o autor.

Mas Laurent Begue, líder do projeto, acredita que isso pode significar algo a mais: “Esses resultados estão alinhados com resultados de pesquisas que mostram um link entre níveis de testosterona e situações de risco no campo econômico, sexual e comportamental.

Nesse caso, isso se aplica no risco gastronômico”.

Outra possibilidade que não foi descartada pelo grupo é a de que isso não tem relação alguma com a biologia.

Homens fazem isso pela opinião cultural de que comidas apimentadas são mais “masculinas” – e a testosterona está altamente ligada a sentimentos de competitividade, o que explicaria tudo isso como uma grande exibição. Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário