Biografada em livros, filmes, peças e outros formatos, Irmã Dulce terá sua história recontada em forma de quadrinhos. Ilustrada por Tiago Mello e com roteiro de Carla Silva, Luciano Robatto e Osvaldo Gouveia, "Irmã Dulce - Uma trajetória de amor" será lançada no dia 1 de abril, às 10h, no Memorial.
Com estética de mangá, as 52 páginas da revista retratam momentos históricos, como a ocupação de um galinheiro no convento, episódio que originou a criação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). "Dessa vez, a gente resolveu contar a história de forma mais linear, do nascimento a morte dela", contou Gouveia, que é também assessor de Memória e Cultura da OSID, ao Bahia Notícias.
A HQ narra a história de Irmã Dulce desde seu nascimento, em 1914, ao falecimento, 1992 | Foto: Divulgação
Nos olhos do ilustrador, recontar a história da beata através de um gibi é como as narrativas típicas dos super-heróis do universo das HQ's. "Temos a história de uma super-heroína completa. Gosto de pensar que ela tinha a determinação do Batman, a bondade e senso de justiça do Superman e ogirl power da Mulher Maravilha. Vejo seu hábito como um supertraje, Salvador como sua Gotham City e a compaixão como seu superpoder", compara Mello, em nota.
A ideia de utilizar o formato de quadrinhos partiu justamente do propósito de aproximar a figura da beata, que faleceu em 1952, das novas gerações. “O nosso maior desafio é a sustentabilidade, a preservação da obra de Irmã Dulce porque muitos jovens nunca conheceram sua história e o mangá é muito consumido por eles", defende Gouveia. A edição especial com papel brilhante terá tiragem inicial de 15 mil cópias. As revistas, que estarão à venda no site da Osid, poderão ser adquiridas por R$ 10 reais, "valor simbólico pra atingir o maior público possível".
Nenhum comentário:
Postar um comentário