Genebra, 2 Fev 2015 (AFP) - O ano de 2014 foi o mais quente registrado na Terra, parte de uma "tendência de aquecimento" que deve prosseguir, confirmou nesta segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma instituição especializada das Nações Unidas com sede em Genebra.
A temperatura média do ar no ano passado na superfície do planeta superou em 0,57 grau Celsius a média caculada para o período de referência 1961-1990, que foi de 14ºC. Também superou as máximas de 2010 (0,55 grau acima) e de 2005 (+ 0,54 grau), segundo a OMM.
"Nosso século conta com 14 dos 15 anos mais quentes. Acreditamos que este aquecimento mundial se manterá, já que a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e o aumento da entalpia (calor contido) dos oceanos nos levam a um futuro mais quente", indicou o secretário-geral da organização, Michel Jarraud.
"Em 2014, o recorde de calor combinou-se com chuvas torrenciais e enchentes em muitos países, bem como secas em outros, o que é consistente com a expectativa de um clima em mutação", acrescentou. Leia mais em: http://zip.net/bvqJ0k
Nenhum comentário:
Postar um comentário