> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura implanta Serviço de Verificação de Óbito

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ITABUNA-BA: Prefeitura implanta Serviço de Verificação de Óbito

A partir do mês de março, a Secretaria da Saúde Itabuna inicia o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) que terá como finalidade avaliar as causas de morte desconhecida ou duvidosa com o objetivo de fornecer elucidação diagnóstica e informações complementares para o serviço de epidemiologia e definição de políticas de saúde pública em geral, além da emissão da certidão de óbito. Nesta primeira fase, o serviço funcionará experimentalmente, com o apoio de três médicos.

“O SVO tem a finalidade de investigar as causas de óbito por morte natural, diferente do serviço mais conhecido que é prestado pelo Instituto Médico Legal – IML, que investiga mortes de causas violentas e/ou acidentais, afogamento, estrangulamento, por armas de fogo, arma branca, queimaduras, eletricidade, homicídio, suicídio e suspeitas de envenenamento ou outros casos interesses da Justiça que demandem investigações da Polícia Civil”, explicou o secretário de Saúde, Eric Ettinger, que destacou ainda a necessidade de conscientização da população sobre o Serviço de Verificação de Óbito.

Para o secretário, o serviço é fundamental para a comunidade, pois causa impacto positivo na saúde e na proteção social. “A partir da informação correta da causa da morte, os serviços de saúde terão subsídios para a implantação de políticas de saúde pública e melhoria na organização, aumentando a eficiência da Vigilância Epidemiológica com ênfase nas ações de combate e controle das doenças que ameaçam a vida das pessoas”, explicou.

Segundo Eric Ettinger, o serviço é de suma importância, pois também pode colocar em evidência possíveis riscos à saúde que estão em emergência tanto os já conhecidos quanto os que não são comuns ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local. Nos próximos dias será disponibilizado um número de telefone fixo para que a comunidade possa solicitar o serviço. “Atualmente estamos na implantação do Serviço de Verificação de Óbito, cuja equipe deverá ter o acréscimo de mais profissionais quando estiver funcionando plenamente”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário