A campanha Viva seu Município continua em 2015. A iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que já está em sua segunda edição, tem início em 23 de fevereiro. Nessa data é comemorado o Dia do Municipalismo no Brasil que vai marcar a abertura da Semana Municipalista. Gestores de todo o país estão convidados a promover atos públicos em suas cidades como forma de mostrar ao cidadão todos os efeitos que a atual crise causa aos Municípios.
O cenário das finanças municipais é desesperador e foi ampliado em razão da seca, de inundações, de destruição de lavouras, de reajustes nas tarifas de energia e de apagões. Enfim, das mesmas dificuldades que afetam a maioria dos cidadãos. Além de lidar com o acúmulo de atribuições e o atraso nos repasses federais, os gestores são surpreendidos com questões de ordem climática. Se por um lado a seca assola os Municípios do Centro-oeste e Nordeste, no Sul do país o excesso de chuva causa diversos transtornos à comunidade.
Em meio a esse contexto, a CNM lança novamente a campanha Viva seu Município. Para este ano, a entidade elencou sete bandeiras: 1. Leis que potencializem a arrecação própria dos Municípios; 2. Atualização dos programas federais pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); 3. Ampliação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); 4. Ampliação dos recursos para a saúde; 5. Encontro de contas da Previdência; 6. Ampliação do orçamento para ações de reparo aos efeitos da seca; e 7. Destino de recursos para o combate de drogas, com ênfase no crack. Via:Nossa José da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário