Foto: Daily Mail
Cientistas na Escócia estão examinando se a adição de lítio nos reservatórios de água do Reino Unido pode melhorar o humor e a saúde mental.
O lítio é prescrito como um medicamento estabilizador do humor (uma dose típica diária é de 300 mg), principalmente para a doença bipolar.
Isso ocorre naturalmente em muitas fontes de água na Escócia, por meio da lixiviação de rocha vulcânica em concentração muito baixa, fornecendo uma dose diária de cerca de 2 mg de lítio por dois litros de água.
Agora, pesquisadores da Universidade de Glasgow School of Medicine estão investigando se há uma ligação entre o lítio na água e as taxas de suicídio mais baixas
Uma pesquisa anterior, na Áustria e no Japão sugere que as pessoas cujo abastecimento de água naturalmente contém lítio são menos propensos a se matar.
"Queremos melhorar a metodologia em áreas menores", explica Daniel Smith, professor de psiquiatria, que coordena a pesquisa.
Os resultados estão previstos para o ano que vem.
Um dos cientista já teria recebido ameaças de morte por sua participação na pesquisa.
Já o professor de qíimica da Chris Exley, professor de química bioinorgânica da Universidade de Keele , acha "improvável" que o lítio seja adicionado ao abastecimento de água em breve.
Mas afirma que tais valores tão baixos são incapazes de causar danos, ou fazer qualquer diferença para o humor. Com informações do Daily Mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário