Passados quase seis anos do início dos contratos do segundo lote de concessão de rodovias do governo federal, 402 obras de melhorias, que já deveriam estar prontas, não estão concluídas. O resultados disso é que o motorista que cruza essas estradas encontra trechos sem duplicação, traçados que necessitam de correção e falta de trevos e passarelas.
A falta dessas obras põe em risco a segurança. Nas oito rodovias desse lote de concessão, houve aumento de acidentes nos últimos anos. Na BR-116, sob controle da concessionária Planalto Sul, que liga Curitiba à divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram 1.860 ocorrências em 2009 e 2.863 em 2012, uma elevação de 53,9%. Na estrada, a correção do traçado em um trecho de um quilômetro, que deveria ter ficado pronto até fevereiro de 2009, segundo o estabelecido no edital de concessão, não está pronto até hoje. A obra teve início só em maio do ano passado e, até outubro, 36,6% do serviço tinham sido executados. Dois trevos que deveriam ser entregues até 2011 estão inacabados. A duplicação de um trecho de 25 quilômetros também não foi inteiramente concluído.
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