Quase a metade (45%) dos usuários brasileiros de crack e/ou drogas similares (pasta base, merla e oxi) já foi presa pelo menos uma vez, sendo que 41,6% foram detidos no último ano, segundo o "Perfil dos Usuários de Crack e/ou Similares no Brasil", divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Saúde.
As principais causas da detenção foram o uso ou posse de drogas (13,9%), assalto ou roubo (9,2%), furto, fraude ou invasão de domicílio (8,5%) e tráfico ou produção de drogas (5,5%).
Estimativas de uso regular nos últimos seis meses de drogas ilícitas (exceto maconha) e de crack e/ou similares, nas capitais do Brasil, por macrorregião.
O levantamento leva em conta os usuários das capitais, do Distrito Federal e de nove regiões metropolitanas e municípios de médio e pequeno porte do país em 2012.
Definiu-se como "uso regular" o consumo da droga por pelo menos 25 dias nos últimos seis meses, seguindo definição da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) referente ao uso contínuo de entorpecentes.
Leia mais em: http://zip.net/bgkYRf
Nenhum comentário:
Postar um comentário