A companhia sul-coreana Asiana Airlines reconheceu nesta segunda-feira que o piloto do Boeing 777 que caiu no sábado durante o pouso em São Francisco, acidente que provocou duas mortes, ainda estava em treinamento, o que abre a possibilidade de erro humano.
A empresa informou que Lee Kang-Kuk, de 46 anos, tinha mais de 9.000 horas de voo, mas apenas 43 horas como piloto do 777 e ainda estava em período de treinamento.
"É correto que Lee estava em formação no Boeing 777", declarou à AFP uma porta-voz da Asiana em Seul.
O piloto era supervisionado por uma pessoa experiente, que atuava como copiloto.
"Os dados analisados poderão confirmar se foi uma falha do piloto", afirmou o diretor de política aeronáutica do ministério dos Transportes da Coreia do Sul, Choi Jeong-ho.
== Possível atropelamento no aeroporto ==
Duas adolescentes chinesas morreram entre as 307 pessoas que estavam a bordo do avião. Seis dos 182 feridos estão em condição crítica.
A imprensa chinesa identificou as vítimas fatais como as passageiras Ye Mengyuan, de 16 anos, e Wang Linjia, de 17, colegas de escola na província de Zhejiang (leste) e que, segundo testemunhos, seriam grandes amigas.
Uma delas pode ter sido atropelada por um caminhão do corpo de bombeiros, enviado para auxiliar nos trabalhos de resgate, informou a comandante dos bombeiros de São Francisco, Joanne Hayes-White, que não identificou a vítima.
"De acordo com os ferimentos, um de nossos veículos pode ter contribuído para os ferimentos (anteriores) ou outro veículo. É algo que pode ter acontecido no caos", disse.
Questionada sobre as primeiras informações sobre a morte, a porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, afirmou: "Seguimos tentando verificar a situação".
== Velocidade inferior à recomendada ==
O primeiro relatório da análise das caixas-pretas destaca que a aeronave estava a uma velocidade muito inferior à recomendada para o pouso.
A gravação dos dados de voo mostrou que quando o Boeing 777 se aproximava da pista, os pilotos foram alertados que a aeronave corria riscos e pediram para abortar o pouso.
Poucos segundos depois, o avião caiu na pista e um incêndio teve início.
O pedido de abortar o pouso foi registrado no gravador da cabine de comando 1,5 segundo antes da queda, informou a diretora da Agência Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB), Deborah Hersman, que coordena a investigação.
Um vídeo obtido pelo canal CNN confirma que o avião, que transportava mais de 300 pessoas, bateu levemente em um quebra-mar perto do aeroporto e derrapou na pista.
As imagens mostram que a ponta da aeronave subiu e a cauda tocou o solo primeiro, antes de virar para o chão, saltar subitamente e depois girar 180 graus.
"Devemos examinar novamente os dados e confirmá-los com a informação de radar e de tráfego aéreo para garantir que temos a velocidade exata. No entanto, não estamos falando de poucos nós aqui e ali. Estamos falando de uma velocidade muito abaixo de 137", afirmou.
O impacto cortou o trem de aterrissagem e arrancou a cauda. Grandes pedaços de fuselagem queimaram em um incêndio após o acidente.
O voo Asiana 214 decolou de Xangai e tinha 307 pessoas a bordo - 291 passageiros e 16 tripulantes -, depois que fez escala em Seul antes de chegar a São Francisco.
Seis pessoas continuam em estado crítico ou inconscientes, segundo o Hospital Geral de São Francisco.
No total, 123 pessoas a bordo saíram ilesas, segundo as autoridades.
Entre os 291 passageiros havia 141 chineses, 77 sul-coreanos e 64 americanos.
Este foi o primeiro acidente com mortos da Asiana Airlines desde junho de 1993, quando um Boeing 737 bateu contra uma montanha na Coreia do Sul e matou 68 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário