Para auxiliar o combate à dengue, o município de Jacobina, na Chapada Diamantina, foi palco do lançamento do Projeto Aedes Transgênico, que realizou a primeira liberação dos mosquitos Aedes aegypti transgênicos pela empresa Moscamed.
A soltura ocorrerá por etapas. Na primeira etapa, realizada no dia 18 de junho, foram liberados cerca de 500 mil mosquitos, no centro urbano da cidade. Representantes do Ministério da Saúde, estiveram presentes para marcar a experiência, a primeira envolvendo toda uma cidade no mundo. O Projeto Aedes Transgênico (PAT) é realizado pela Moscamed/Brasil, Secretaria de Saúde do Estado e Prefeitura de Jacobina em parceria com o Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo (USP) e OXITEC.
A dengue é considerada um dos maiores problemas endêmicos, afetando cerca de 100 milhões de pessoas em todo mundo. Diante dessa estatística, órgãos e entidades públicas ligadas à saúde se unem para desenvolver tecnologias de controle e erradicação dessa endemia no Brasil. Até maio de 2012, foram notificados mais de 1.800 casos de dengue em Jacobina, e até outubro, a ocorrência de duas mortes por dengue hemorrágica. Jacobina possui 80 mil habitantes sendo que 45 mil encontram-se na zona urbana, onde está sendo implantado o PAT. LEIA TUDO CLICANDO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário