> TABOCAS NOTICIAS : Prostitutas são alvo mais fácil do vírus assustador da AIDS

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Prostitutas são alvo mais fácil do vírus assustador da AIDS

Imagem IlustrativaNão é de hoje que surgem casos de HIV no mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma em cada dez brasileiras contaminadas pelos vírus HIV é prostituta. Os dados preocupam e chamam a atenção para a falta de políticas voltadas para esse segmento.
Foi destaque no Jornal Meio Norte desta quarta-feira (12/06) uma matéria especial que conta que as prostitutas são alvo de casos da doença, ainda sem cura.

Confira a matéria na íntegra
O total de casos de infecção pelo vírus da AIDS, desde 1980 até 2009, soma 544.846. Deste total, 34,6% são mulheres.
Dentre essas, a cada dez brasileiras contaminadas por HIV, uma é prostituta, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Estimativas demonstram que a predominância do vírus causador da AIDS entre esta parcela da população é cerca de oito vezes maior.
Na região Nordeste, sobre este dado, a presidente da Associação de Prostitutas (APROSPI) Célia Silva aponta que isso é fruto de uma discriminação e questiona que as prostitutas piauienses estão articuladas e se previnem “Isso não existe no meu Piauí. A gente faz as campanhas nos bordéis e avenidas, entregando informativos e camisinhas”, declara.
A coordenadora de doenças transmissíveis da SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde do PI), Karina Amorim, constata que a atuação dos grupos e lideranças que representam essas minorias é muito importante.
"O trabalho da SESAPI ocorre em parceria com os grupos que puxam ações. A partir daí organizamos várias atividades, como seminários, palestras e até apoio para viagens e congressos que debatem esse tema", afirmaFonte: Jornal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário