Amigo de adolescência de Paul McCartney, o guitarrista entrou para os Beatles em 1958. Conseguiu emplacar poucas canções, mas uma delas, “Something”, tornou-se um grande sucesso. São dele ainda as músicas “While My Guitar Gently Weeps” e “Here Comes the Sun”.
Em 1965, Harrison encantou-se pela música indiana e aprendeu a tocar cítara, instrumento usado pelo grupo na gravação do disco “Rubber Soul”. Harrison passou a praticar a meditação.
Em 1966, casou-se com Patti Boyd. O casamento durou até 1977, e Patti se casou, dois anos depois, com o guitarrista Eric Clapton.
Em 1970, após a separação do grupo, Harrison lançou um álbum solo triplo, “All Things Must Pass”, e emplacou a música “My Sweet Lord”. Em meados da década de 70, deixou de tocar e passou a se concentrar na produção de filmes.
Harrison lançou a autobiografia “I Me Mine”, em 1980. Oito anos depois, gravou dois álbuns com o grupo Traveling Wilburys, formado por ele e pelos amigos Bob Dylan, Roy Orbison, Tom Petty e Jeff Lynne. Fizeram dois álbuns por diversão.
O reencontro de Harrison com os Beatles McCartney e Starr aconteceu em 1996, quando os três se reuniram para lançar “The Beatles Anthology”, um pacote com documentário de TV e mais três CDs com canções inéditas e interpretações pouco conhecidas de clássicos da banda.
Em dezembro de 1999, Harrison foi esfaqueado no peito por um fã que invadiu sua casa, em Londres. Ficou quatro dias no hospital, e o agressor internado em um hospital psiquiátrico.
Em 2001, Harrison lançou, junto com Paul McCartney e Ringo Starr, o livro “The Beatles Anthology”, biografia “oficial” do grupo.
No dia 29 de novembro de 2001, Harrison morreu de câncer, aos 58 anos, em Los Angeles. Fonte: Folha Online Almanaque - http://emiliaeiko.wordpress.com/author/emiliaeiko/
Nenhum comentário:
Postar um comentário