O poder do Facebook em captar milhões de usuários ao redor do mundo se reflete em muito dinheiro.
Em 2011, o planeta atingiu o número de sete bilhões de habitantes, conforme estimativa das Nações Unidas. Também este ano o Facebook, maior e mais popular rede social do mundo, ultrapassou a marca de mais de 800 milhões de usuários. Se fosse uma nação, o país Facebook entraria fácil para a turma dos gigantes, mas especificamente em terceiro, atrás apenas de China e Índia.
No Brasil, onde o Orkut - rede social do Google - reinou por sete anos, o Facebook também conquistou a primeira posição. A virada ocorreu este ano, de agosto para setembro, quando a rede criada pelo moleque Mark Zuckerberg conseguiu alcançar 30 milhões de usuários brasileiros, contra 28 milhões do vovô Orkut.
O poder do Facebook em captar milhões de usuários ao redor do mundo se reflete em muito dinheiro. Atualmente, mesmo ainda sendo uma companhia de capital fechado, a empresa é avaliada em US$ 66,5 bilhões de dólares. Contudo, de acordo com reportagem de 29 de novembro do Wall Stree Journal, a empresa de rede social estabeleceu o período de abril a junho de 2012 como meta para fazer uma oferta inicial de ações na Bolsa de Nova York.
Se a estratégia for mesmo adiante, o Facebook espera captar US$ 10 bilhões na abertura de capital - que seria uma das maiores ofertas iniciais da história, e pode dar ao Facebook um valor de mercado de US$ 100 bilhões: mais que o dobro da avaliação de grandes empresas tradicionais como a Hewlett-Packard Co. ou a 3M Co.
Para efeito de comparação, uma oferta inicial do Facebook de US$ 10 bilhões seria a maior IPO (oferta de ações) de qualquer empresa de tecnologia ou de internet até agora. A maior abertura de capital de uma firma americana de internet, a da Google Inc. em 2004, de US$ 1,9 bilhão, que avaliou a Google em US$ 23 bilhões.
Resultados
Por ser uma companhia fechada, o Facebook não divulga seus resultados financeiros. No entanto, analistas financeiros ouvidos pela agência Reuters afirmam que, apenas no primeiro semestre deste ano, a companhia comandada pelo jovem Zuckerberg (ele tem 27 anos) já obteve lucro líquido de meio bilhão de doláres. A expectativa para o ano é superar mais de US$ 1 bilhão. O negócio do rapaz norte-americano não para de crescer: ano passado, a empresa teve faturamente de US$ 1,6 bilhão.
Outro aspecto interessante e muito valorizado pelo mercado é a capilaridade alcançada pelo Facebook. Praticamente todas as classes sociais fazem uso da rede. No Brasil, segundo estudo realizado pelo instituto de pesquisa Data Popular, a nova classe média brasileira (classe C) já domina o Facebook, com 57% de todos os usuários do país.
Briga
Dos 800 milhões de usuários, 500 milhões acessam o Facebook diariamente. Apesar de tão popular quanto seu maior rival, o Google leva os internautas para outros sites, enquanto que o Facebook mantém os seus confortavelmente em suas páginas. Reter usuários é a equação que o Google busca resolver: o Facebook é mestre.
Em 2011, o planeta atingiu o número de sete bilhões de habitantes, conforme estimativa das Nações Unidas. Também este ano o Facebook, maior e mais popular rede social do mundo, ultrapassou a marca de mais de 800 milhões de usuários. Se fosse uma nação, o país Facebook entraria fácil para a turma dos gigantes, mas especificamente em terceiro, atrás apenas de China e Índia.
No Brasil, onde o Orkut - rede social do Google - reinou por sete anos, o Facebook também conquistou a primeira posição. A virada ocorreu este ano, de agosto para setembro, quando a rede criada pelo moleque Mark Zuckerberg conseguiu alcançar 30 milhões de usuários brasileiros, contra 28 milhões do vovô Orkut.
O poder do Facebook em captar milhões de usuários ao redor do mundo se reflete em muito dinheiro. Atualmente, mesmo ainda sendo uma companhia de capital fechado, a empresa é avaliada em US$ 66,5 bilhões de dólares. Contudo, de acordo com reportagem de 29 de novembro do Wall Stree Journal, a empresa de rede social estabeleceu o período de abril a junho de 2012 como meta para fazer uma oferta inicial de ações na Bolsa de Nova York.
Se a estratégia for mesmo adiante, o Facebook espera captar US$ 10 bilhões na abertura de capital - que seria uma das maiores ofertas iniciais da história, e pode dar ao Facebook um valor de mercado de US$ 100 bilhões: mais que o dobro da avaliação de grandes empresas tradicionais como a Hewlett-Packard Co. ou a 3M Co.
Para efeito de comparação, uma oferta inicial do Facebook de US$ 10 bilhões seria a maior IPO (oferta de ações) de qualquer empresa de tecnologia ou de internet até agora. A maior abertura de capital de uma firma americana de internet, a da Google Inc. em 2004, de US$ 1,9 bilhão, que avaliou a Google em US$ 23 bilhões.
Resultados
Por ser uma companhia fechada, o Facebook não divulga seus resultados financeiros. No entanto, analistas financeiros ouvidos pela agência Reuters afirmam que, apenas no primeiro semestre deste ano, a companhia comandada pelo jovem Zuckerberg (ele tem 27 anos) já obteve lucro líquido de meio bilhão de doláres. A expectativa para o ano é superar mais de US$ 1 bilhão. O negócio do rapaz norte-americano não para de crescer: ano passado, a empresa teve faturamente de US$ 1,6 bilhão.
Outro aspecto interessante e muito valorizado pelo mercado é a capilaridade alcançada pelo Facebook. Praticamente todas as classes sociais fazem uso da rede. No Brasil, segundo estudo realizado pelo instituto de pesquisa Data Popular, a nova classe média brasileira (classe C) já domina o Facebook, com 57% de todos os usuários do país.
Briga
Dos 800 milhões de usuários, 500 milhões acessam o Facebook diariamente. Apesar de tão popular quanto seu maior rival, o Google leva os internautas para outros sites, enquanto que o Facebook mantém os seus confortavelmente em suas páginas. Reter usuários é a equação que o Google busca resolver: o Facebook é mestre.
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