> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura entrará no 5º Ciclo de Combate às larvas do Aedes aegypti

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

ITABUNA-BA: Prefeitura entrará no 5º Ciclo de Combate às larvas do Aedes aegypti

A Coordenação dos Agentes de Combate às Endemias realizou na quarta-feira passada, dia 26, um encontro com Supervisores de Área para discutir a entrada do 5º ciclo de combate às larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, que terá início na próxima semana. O encontro aconteceu na Unidade de Saúde Antônio Menezes Filho, no Bairro Vila Anália.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro, esse encontro teve como objetivo avaliar o fechamento do 4º ciclo e a entrada no ciclo seguinte. “Cada ciclo dura em média 40 dias e tem como foco a realização de visitas domiciliares para ações de prevenção e de combate às larvas do Aedes”, disse.

Lucimar ainda explicou que o Ministério da Saúde recomenda a realização de até quatro ciclos com visitas em até 80% dos domicílios da cidade. “Nós ultrapassamos essa meta e conseguimos fazer até seis ciclos, com visitas em até 90% dos domicílios de Itabuna. Isso é um avanço muito bom, porque os resultados já vêm sendo observados”, informou a coordenadora de Combate às Endemias.

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIA/LIRAa), realizado em julho deste ano, apontou índice de infestação de 0,68%. “Seguimos firmes no controle da dengue e demais arboviroses. Nossa situação é tranquila, mas não podemos descansar, porque Itabuna já teve no passado, em gestões passadas, índice de 27%”, recordou.

PNEUS
Ainda em continuidade ao trabalho de combate ao Aedes aegypti nesta semana os Agentes de Combate às Endemias (ACE) recolheram cerca de 1.000 pneus em borracharias e pontos de descarte ilegal em vários pontos da cidade. “Essa coleta aconteceu na região do Califórnia até Nova Itabuna. Faremos outra ação nos bairros que ficam na margem direita do Rio Cachoeira, a exemplo do São Caetano e adjacências”, informou.

Ela alertou que é possível entregar pneus velhos no ponto de coleta na Rua Professor Alício de Queiroz, nº 567, Centro, ou entrar em contato pelo Disk-Dengue (73) 3612-8324

Coleta de pneus velhos na margem direita do Rio Cachoeira no combate a eventuais focos do mosquito. Fotos Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário