> TABOCAS NOTICIAS : Lula critica bilionários ao falar sobre fome em evento de Bill Gates e é aplaudido

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Lula critica bilionários ao falar sobre fome em evento de Bill Gates e é aplaudido

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi homenageado nesta segunda-feira (23) pela Fundação Bill e Melinda Gates durante evento em Nova Iorque. Em seu discurso, Lula se aproveitou da atenção da plateia de endinheirados e filantropos, incluindo o próprio Gates, para criticar a situação da fome mundial. Via BN

Em seu discurso, Lula deixou clara a sua posição de que o problema da fome do mundo não é a falta de dinheiro. “Eu não sou contra ninguém ser rico, eu sou contra as pessoas serem pobres”, afirmou o presidente, que continuou dizendo: “Não é possível uma pessoa sozinha ter mais dinheiro do que o Reino Unido. Não é possível que uma pessoa Sozinha tenha mais dinheiro do que o Brasil”.

Apesar das críticas contra os bilionários, o presidente foi aplaudido de pé no evento em Nova Iorque. O evento Goalkeepers tinha como um de seus temas principais o combate à fome e à pobreza. Este é um dos principais temas patrocinados pelo Brasil no G20, bloco das maiores economias do mundo, o qual é atualmente liderado pelo Brasil.

Entre os planos do governo Lula, está convencer os outros países do bloco a adotar a taxação de grandes fortunas e impedir que bilionários mantenham os seus recursos em paraísos fiscais a fim de driblar impostos.

O presidente ainda chamou de louvável a criação da fundação por Gates e as suas expressivas doações, mas afirmou que não acredita serem elas que acabarão com a fome do mundo, mas sim as políticas públicas.

“Eu descobri que a fome não leva ninguém à revolução. A fome leva as pessoas à submissão. Então cabe ao estado, seja ele americano, brasileiro, chinês, finlandês ou norueguês, ter como premissa básica atender a necessidade dos mais pobres”, afirmou o presidente durante o seu discurso.

O anfitrião, Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, não demonstrou desconforto em momento algum, sorrindo e aquiescendo durante toda a fala do presidente brasileiro. Inclusive, ao apresentar o presidente, Gates afirmou que Lula tinha empatia pelos pobres, pois não esqueceu de suas origens, e o qualificou como uma inspiração.

O presidente encerrou a sua fala dizendo que o mundo está desgovernado e defendeu reformas tanto na governança global, quando na Organização das Nações Unidas (ONU), para serem cumpridos os acordos e protocolos mundiais.

Lula ainda mencionou que, em termos de energia limpa, o Brasil será imbatível. Relembrando que 90% da matriz energética do Brasil é limpa. Ele ainda aproveitou a ocasião para defender a criação do Estado Palestino e afirmou que o montante gasto em armas no ano passado poderia ter acabado com a forme de 733 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário