> TABOCAS NOTICIAS : Defensoria pede prorrogação automática de benefícios para pessoas em tratamento home care

domingo, 31 de maio de 2020

Defensoria pede prorrogação automática de benefícios para pessoas em tratamento home care

Foto: DP-BA
A Defensoria Pública da Bahia pediu a Coelba para prorrogar automaticamente o benefício diferenciado em residências onde existam pessoas usuárias de equipamento de autonomia limitada, de alguns serviços de home care. O pedido foi feito diante da pandemia do coronavírus. 

No ofício, a defensora pública Ariana Sousa pede que ainda que aqueles consumidores que não renovaram o benefício de atendimento diferenciado a partir de 11 de março deste ano, por dificuldade de obtenção do relatório médico atualizado, tenham seus benefícios restabelecidos. O prazo de resposta da recomendação é de três dias úteis. A recomendação foi feita na última quinta-feira (28). 

As pessoas que necessitam do uso de equipamento de autonomia limitada em casa para a preservação de suas vidas estão amparadas pelo benefício de atendimento diferenciado com isenção de ICMS na unidade consumidora, o qual é regulado pelo Convênio Confaz/ICMS 58/06 de 12/07/2006, o Decreto do Governo do Estado da Bahia nº 10072 de 15/08/2006 e as Resoluções na Aneel nº 414, de 09/09/2010, e nº 75 de 13/02/2003. 

Para manutenção do benefício, entretanto, é necessário a cada seis meses a apresentação do relatório médico atualizado. Para fazer a renovação, é necessário que o paciente sempre compareça a um médico para conseguir a assinatura para encaminhar o documento para a Coelba. Essa renovação, no período de pandemia, pode colocar o paciente em risco de contaminação. 

Além da isenção do ICMS, pessoas usuárias de equipamento de autonomia limitada em suas residências também possuem outros dois direitos: que, em caso de atraso na conta, seja enviado um comunicado, em separado da fatura e com aviso de recebimento, sobre o risco do corte, e ainda a prioridade no restabelecimento, caso o serviço seja cortado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário