> TABOCAS NOTICIAS : Terremoto atinge a Coreia do Norte; especialistas descartam teste nuclear

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Terremoto atinge a Coreia do Norte; especialistas descartam teste nuclear

Colaboração para o UOL*Wong Maye-E/ AP
Um terremoto de magnitude 5.9 atingiu a Coreia do Norte nesta quinta-feira (13). O ocorrido logo chamou a atenção de autoridades internacionais, mas a suspeita de testes nucleares já foi descartada por especialistas.

De acordo com a agência de notícias AP, o fenômeno ocorreu em uma área profunda do oceano, enquanto todos os outros testes nucleares da Coreia do Norte foram feitos em terra.

Embora este tipo de evento seja raro na península coreana, o Serviço Geológico dos Estados Unidos aponta que o tremor ocorreu a 187 km da costa do país enquanto o epicentro foi a 559 km de profundidade do leito marinho.

Cho Ik-hyun, da agência climática da Coreia do Sul, disse à rede norte-americana que a profundidade indica que foi um evento natural. Além disso, terremotos naturais criam diferentes padrões sísmicos dos causados por humanos.

O evento não causou dano algum. De acordo com o especialista, fenômenos que ocorrem a mais de 70 km de profundidade do leito marinho geralmente não trazem consequências para a superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário